Saúde Alvoradense

MSN.COM FACEBOOK.COM YOUTUBE.COM
WIKIPEDIA.COM


   

 

                            

 

A Sáude de nosso município esta cada dia pior, por falta de recursos, profissionais sem qualificação para atendimento ao público, discriminativos, vejam nas descrições abaixo.

 

 

E-mail enviado em 16 de janeiro de 2012 à Secretaria de Saúde do Município.

Remeti email de igual teor, para a Secretaria de Saúde do Estado, o qual me retornaram com a informação de que seria com essa Secretaria Municipal. Não entendam como uma reclamação, pois elas, já ficou provado não adiantam de nada é apenas uma mostra de que nem todo tempo, os órgãos governamentais conseguem enganar o povo brasileiro, em alguma hora e por algum motivo,  ele acorda. Um idoso de 77 anos foi acometido de um mal súbito, do trato urinário, no sábado dia 14/01/2012m levado ao hospital de Alvorada, foi medicado com um paliativo, que não se sabe o que foi, fizeram exames de sangue e urina que não acusaram algum tipo de infecção. Então o médico liberou esse idoso, pois tinha melhorado o quadro, aconselhando-o a procurar um "postinho" de saúde na segunda feira. Ora sabemos, que quem atende em "postinhos" de saúde são Clínicos gerais, nenhum especialista. Sabemos também que a consulta correta seria com um urologista, que pelo menos até maio de 2012, não tem vaga na sua agenda, conforme informação dada pelas atendentes do PAM8. Eu como familiar(filho) me pergunto: Que foi feito da campanha contra o câncer de próstata, ja chegamos a esse tipo de desenvolvimento, erradicamos esse mal de nosso meio? Se a resposta for "sim" meus parabéns e fico mais tranquilo, pois se o câncer de próstata foi erradicado pelo menos em Alvorada, o que esse idoso tem é pouco relevante, ele pode esperar até maio de 2012 ou até quem sabe quando para fazer essa consulta com o especialista. Talvez, os senhores me respondam, se houver resposta, que através do postinho a consulta fosse marcada  pela central de consultas, bem ai sim, eu ficaria muito preocupado, pois pela "famosa Central de Consultas" somente conseguiria, talvez em 2014 para que pudesse assistir a Copa do Mundo no Brasil.
 Não tenho certeza de que vão ler este email, tenho minhas dúvidas, e se lerem, dificilmente vão responder, como já aconteceu com outros mandados por mim para outras secretarias deste município. As caixas de entradas de email pertencentes a cada secretaria devem estar chegando ao seu limite, mas como eu digitei acima, não é reclamação é apenas uma mostra de que despertei, não conseguem mais me enganar. E para que fique registrado para a posteridade, quando deixarmos de nos curarmos com pajelança, nossos descendentes vejam como era uma luta diaria, cuidar da saúde para continuar vivo, nestes tempos. Este email, com a resposta, se houver, irá fazer parte do acervo de um site que procura ser imparcial.
 
Willian Souza Mendes

 

Resposta do Sr Secretário de Sáude do Município em 23 de janeiro de 2012. 

 

Sou Secretário de Saúde de Alvorada, como de costume respondo os e-mails que recebemos, claro que não temos respostas satisfatórias para todos os casos, mas, mesmo assim gosto de dar atenção aos contribuintes, pois também o sou.
       Quero registrar que o sistema de saúde carece de muito investimento, tínhamos a esperança que com a Emenda 29 os municípios pudessem respirar um pouco mais. Essa Emenda regulamenta os gastos com a saúde no Brasil. Fixa o percentual na aplicação dos recursos, Município 15%, Estado 12% e União 10%.  Mas, infelizmente a Presidenta Dilma sancionou a Lei isentando a União de colocar a sua parte, mas obriga o Estado e o Município. Bem, o Estado do RS há muito não investe mais de 5%, e a União de igual forma. 
       Alvorada conforme matéria publicada na Zero Hora com dados coletados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), aponta que desde 2006 estamos aplicando mais 26% da receita em saúde, sendo que dentre os 497 municípios somos o 21º que mais aplica na saúde, e, sendo o último em renda percapta do Estado. Disputamos com Viamão amargo título, ora é Viamão, ora é Alvorada.
         Relato isto para que o senhor tenha conhecimento das nossas dificuldades.
         Mas, quanto ao modelo proposto, o paciente precisa passar 1º pela Unidade Básica de Saúde (popular "postinho") onde o médico (Clinico Geral) avalia se é necessário referenciar para o especialista, e, infelizmente hoje contamos apenas com um médico Urologista e nossa agenda é apertada. Mas casos graves são avaliados e colocados em prioridade, reduzindo o tempo de espera. O Município é habilitado para Atenção Básica, ficando a média e a alta complexidade para o Estado. Por isso que muitos dos especialistas são agendados através da Regulação de Porto Alegre.

Atenciosamente,
Isac Batista
Secretário Municipal de Saúde 23 de janeiro de 2012.

 

Íntegra dos acontecimentos do dia 15 de agosto de 2012 - Laboratório Lutz-Av Oceânia 166 Loja 02

 

Em consulta cardiológia, realizada no dia 13 de agosto do corrente, no PAM 8, foi solicitado alguns exames, onde um é de sangue, encaminhado para o procedimento ao Laboratório de nome e endereço citado acima.

Dia 14 de agosto, a pessoa que iria marcar esse exame chega ao laboratório, as 10:10 horas, terminaram as fichas para as marcações de exames, pela manhã são somente 30, diante da impossibilidade de retornar, a tarde, fica a marcação para o dia 15 de agosto. O que foi feito, a pessoa chegou as 8:05 horas desse dia, agora a surpresa: As fichas, para marcação de exames, somente iniciariam a serem distribuidas a partir das 10:00 horas, quando iniciariam a chamada. DESORGANIZAÇAO: O Balcão onde ficam as atendentes é bem amplo, mais de 90% dele, totalmente ocioso, porque não serem mais organizados e respeitosos com as pessoas que ali vão, impostos pelo SUS, disponibilizando já em outro local diferenciado das fichas de atendimento para o procedimento dos exames, já marcados, as fichas para a chamada de marcação de exames? Não, isso seria pedir demais, as atendentes desse laboratorio não teriam movimento em seu ambiente de trabalho, principalmente "discussões" entre pessoas sobre quem chegou primeiro ou por último, pois depois de todos tomarem um bom chá de banco, displicentemente uma das atendentes, informa que se organizem por ordem de chegada, se não fosse triste, daria vontade de rir muito, com tanta displicência no tratamento com pacientes. O recinto do laboratório sempre lotado, deve ser esta a ordem, dos dirigentes de tal empresa. "Mantenham sempre assim, para que os particulares, pensem que somos os melhores."

DESCASO COM HUMANOS: As famosas fichas de atendimento para marcação de exames, ainda não tinham sido distribuidas, chega um senhor de muletas e fala com a atendente. Ela informa que são somente 30 fichas pela manhã e que não iria ter mais fichas no final da distribuição, que ainda não tinha acontecido, que voltasse a tarde. O senhor, mesmo assim ficou esperando a distribuição, quando a mesma iniciou, ele ainda conseguiu ficar com a ficha 22. Pergunto: Custaria saber quantas pessoas estariam para a marcação e não mandar uma pessoa limitada, para casa?

CRIME DE DISCRIMINAÇÃO: Logo após a marcação feita, um senhor solicitou à atendente o uso do banheiro, a maioria ali estava desde cedo, para não perder seu lugar e ter de adiar a marcação dos exames. Resposta imediata da atendente, "tá estragado". Mentira, pura e deslavada, puro caso de discriminação de sexo, pois antes da distribuição das fichas, duas senhoras solicitaram o uso do banheiro e foram atendidas. QUANTO MAIS CONHEÇO O SER HUMANO, MAIS AMO MEUS CACHORROS.

 

Willian Souza Mendes

 

Relato de mais um descaso com a saúde dos Alvoradenses. Hoje dia 09/10/2013, uma paciente de 60 anos se encaminhou para consulta médica na unidade de saúde da vila Nova Americana, as 7:00 horas da manhã, a unidade somente inicia o expediente as 8:00 horas, mas se não for assim, não consegue atendimento. Dirão: É pouco tempo. Realmente, temos visto na mídia que pessoas aguardam muitas horas em filas kilométricas. Mas vamos aos fatos: Esta pessoa na terça feira dia 08/10/2013 sentiu-se mal, com diarreias, vômitos, dores abdominais, tonturas e finalmente expeliu sangue nas fezes culminando com dores lombares. Hospital? Fora de cogitação, lá pelo acúmulo de pacientes ocasionado pelo péssimo atendimento dos famosos postinhos de saúde dos bairros, é normalmente super lotado, o paciente vai doente e quando consegue ser atendido já pode estar em coma. Depois de aguardar na fila de abertura para atendimento no famoso postinho de saúde, se é que se pode chamar assim, um órgão público que decide, quem esta doente, quem não esta, quem morre ou quem vive. Essa pessoa somente se dirigiu hoje ao postinho, para que um médico fizesse uma avaliação e receitasse um medicamento e exames para determinar o que poderia estar acontecendo, o medicamento seria mais um paliativo, para prevenir as dores, vômitos e uma possível desidratação, afinal, a ANTECESSORA DA BESTA DO APOCALIPSE vulgo ANVISA, e a classe médica hipócritamente apregoam a não auto medicação. O que diante das circunstâncias em que se achava a paciente, foi feita, com paracetamol e atroveran e chás, para que tivesse hoje dia 09/10/2013 condições de enfrentar fila para consultar. Resultado da consulta, nada. Ao abrir as portas do famoso postinho uma enfermeira distirbui fichas de senhas e informa que ela é quem vai avaliar quem desmaia ou quem morre, ou quem sai com os medicamentos prescritos, pois um dos médicos estava de férias. A paciente recebeu a senha "7", ao ser chamada para avaliação, mesmo relatando para a onipotente enfermeira o acontecido e que inclusive estava, naquele momento, com dores abdominais, lhe deram um agendamento para consulta para o dia 11/10/2013 as 13:00 horas. E fica a pergunta: Até lá faz o que? Espera morrer, se automedica? É o que a paciente vai fazer, continuar com paracetamol, para as dores lombares, atroveran para as dores abdominais, luftal para os gases e pesquisar na internet, pelos sintomas, ou se souber de alguém que tenha tido algo parecido e conseguiu falar com um médico, ingerir os mesmos medicamentos. Assim, o médico do famoso postinho, ganha sem fazer força com seu cérebro, pois quando voltar e se voltar, porque auto medicada, já poderá, até lá, estar curada ou pelo menos ter podido voltar a sua rotina de dona de casa. Se tivesse-mos uma secretaria de saude, neste momento, em nosso município, ou pelo menos se soubesse-mos a quem nos dirigir, seria bom informar a secretária(o) o que acontece, mas infelismente no próprio site da prefeitura de Alvorada tem uma grande mentira, para iludir os cidadãos ou uma secretária ineficiente e onipontente, além de mal educada, pois não responde as comunicações enviadas a ela, onipotente Senhora Janete Conzati. Se é que esta pessoa existe, o cargo é real, mas será a pessoa? Ou é mais um laranja para as prestações de contas do orçamento municipal?

 

Willian Souza Mendes.  

 

Outubro de 2014 Mais absurdos da saúde Alvoradense

Na noite de 30 de outubro de 2014 uma pessoa dirige-se ao PAM 8, para curativos e que lhe aplicassem uma anti-tetânica, pois tinha machucado o pé com um prego. Resultado: Teve de imediatamente entrar em contato com algum futuro tétano que esperasse um pouco, porque no PAM 8 não teria vacina contra ele, durante a noite, somente ao dia. Erro de informação de funcionário, negligência, descaso com a saúde alheia? Pode ser tudo junto e misturado. Mas a quem se queixar, se temos uma secretaria de saúde tão negligente quanto? O jeito é apelar para o jeitinho brasileiro, conseguir longe dos olhos da antecessora da besta do apocalipse a famosa e famigerada ANVISA, um anti inflamatório, antibióticos e outros procedimentos de que tiver conhecimento, até por consulta na internet que está se tornando a nossa vigilante em saúde. E pelo sim pelo não, espetar o prego em uma cebola, uma simpatia de pajelança, que no tempo de nossos avós, quem sabe até não veio da sabedoria indígena, dava serto. Mas, dará nos nossos dias, com o ar totalmente envenenado por nós mesmos? Mas descobri ha pouco tempo que a Sra Janete Conzati existe realmente, e seu cargo é de secretária da saúde. Foi bem interessante essa descoberta, porque, ratificou a sua falta de educação ou simplesmente não sabe para que serve um e-mail e como responde-lo. Para finalizar dou os parabéns ao Prefeito Serginho do PT, que convidou essa senhora para administrar a saúde em Alvorada. SEM AUTO MEDICAÇÃO ESTAMOS PERDIDOS.

 

Willian Souza Mendes